Agito do local

Photobucket

Cidade do meu coração

sábado, 30 de maio de 2009


Berserk(ベルセルク Beruseruku) é o título de um anime/mangá ,criado em 1988. É um épico, que se desenrola em plena era medieval, retratando a luta de jovem guerreiro/bárbaro chamado Gatts, e sua luta furiosa contra criaturas demoníacas, em um mundo governado pela tirania. O nome da trama é fúria em português, fúria essa advinda do personagem principal, sempre despertada em batalha.
É uma serie repleta de cenas de contexto, ao qual não é recomendado para menores.

A história do soturno andarilho ,pode ser considerada, como que divida em três partes.

No inicio é mostrado Gatts,um guerreiro de apenas um olho (o esquerdo, sendo o outro fechado) trajado com uma meia armadura (apenas proteções nos ombros e peitoral), capa, e roupas negras, sendo conhecido por sua seus caminhos como o espadachim negro (black swordsman em inglês).

O jovem guerreiro carrega consigo uma imensa arma, avaliada como maciço de ferro por muitos que a vêem, que é a robusta espada dragon slayer (ou mata dragões em português).Carrega também uma besta automática sobre seu braço esquerdo, o braço mecânico (o qual também é um canhão), fora um “cinturão” cheio de adagas “adornando” o peito.

Alem disso o andarilho leva consigo também a marca da maldição, cravada em sua nuca. Todos que possuem este stigma, sempre que está próximos a alguma criatura demoníaca são açoitados por um sangramento, e intensa dor nessa ferida, tão intensa quanto o poder do demônio próximo, o que atrai criaturas que lhe perseguem, sedentas por sangue.

Em uma de suas batalhas contra um tipo de criaturas malignas conhecidas como apóstolos (os quais já foram humanos algum dia), o espadachim acaba sendo tragado para uma dimensão paralela, quando o artefato do aposto, o behelit- pequeno artefato, em formato de uma cabeça, com componentes de um rosto, espalhados- é ativado pelo sangue de seu dono que escorre sobre a peça.

Neste momento são invocados os cinco mãos divinas, considerados como deuses, os quais tem o poder através do behelit de realizar o sonho de seu possuidor, através do sacrifício de uma pessoa amada do mesmo.

O enfurecido espadachim, ao visualizar um dos mãos divinas, Femto, ao qual chama por Griffith, parte em fúria para atacá-lo, demonstrando um intenso rancor pelo mesmo.

Na cerimônia o apostolo, que já estava ferido, acaba por não conseguir sacrificar seu ente querido, e o evento é cancelado, sendo Gatts trazido de volta, após a morte do apostolo.

Na segunda parte do mangá (a qual é idêntica ao anime praticamente) é mostrado o passado de Gatts, até o que se tornou.

O inicio desta parte da trama, conhecida como era de ouro, mostra uma arvore repleta de cadáveres enforcados, aparentemente a não muito tempo.

Próximo a essa arvore passava um grupo de mercenários, cujo comandante Gambino acaba por visualizar uma bebê, aparentemente morto abaixo de um dos cadáveres.

Sua mulher que estava junto ao grupo, traumatizada com a perda do filho recém nascido a pouco tempo, ao ver o pequeno corre á pega-lo, percebendo que está vivo, pois começa a chorar. Desta forma, mesmo advertido por seus companheiros, que diziam que o rebento seria um mau agouro, o líder dos mercenários aceita contrariado, que a mulher traumatizada fique com a criança.

Três anos depois, porem a judiada moça morre vitima de uma violenta doença, trazendo amargura ao coração de Gambino. Após o fato, este passa a tratar o menino com frieza e agressividade.

Passam-se alguns anos e o garoto é iniciado a duros treinamentos, ministrados por seu pai,o qual justifica estar transformando-o em homem, preparando-o para o mundo. Neste período Gatts, ainda pequeno, é iniciado em batalhas, e em vista de seu tamanho, acaba aprendendo a usar espadas grandes(não havia espadas apropriadas a seu tamanho no bando), o que passaria a fazer durante toda sua vida. Onde sempre usaria espadas especias de imenso tamanho, poden ser consideradas como espadas montantes em termos de RPG.

No seguir de seus caminhos acaba saindo do bando de seu pai após um trágico evento, e iniciando em um outro grupo de mercenários. Permanece por alguns anos, desenvolvendo ainda mais suas habilidades, até se deparar com o bando do falcão e seu ambicioso e carismático líder, um rapaz de longos cabelos claros, chamado Griffith.

Após ser derrotado pelo enigmático guerreiro, o espadachim é coagido a se juntar a esse grupo, conhecendo entre outras pessoas a geniosa Caska, a qual futuramente se tornaria seu grande amor.

È chamada à era de ouro, pois é o que pode ser considerado como a melhor época na vida do protagonista, onde o peso herdado de seu passado repleto de lembranças turbulentas é suavizado.

Durante esse período Gatts, Griffith, Caska, Corkus, Pippin, e os outros membros do grupo tornam se bastante conhecidos pelo reino de Midland por seus feitos, causando inclusive incomodo a outros exércitos.

Porem o “sonho” do guerreiro é cessado quando resolve deixar o bando do falcão, inspirado nas palavras de Griffith, sobre “um homem não ter valor se não tiver um sonho”.Ambos lutam novamente sendo Gatts porem o vencedor dessa vez.

Isso acaba causando em seu ex aliado um impacto tão profundo, que o mesmo acaba cometendo um ato insano perante a coroa, sendo por fim preso, deixando seus seguidos desamparados.

Tal acontecimento acaba forçando Gatts a retornar, uma vez sabendo sobre o ocorrido após a batalha contra o falcão branco, alem do enfraquecimento do bando, que passara a ser perseguido pelo rei.

Segue-se então um plano de resgate, que culminaria na parte mais nebulosa de toda a trama.

Griffith, que estava sendo torturado severamente a ordens do rei, é resgatado, e seu estado lastimável, é uma sombra negra pairando sobre a cabeça de todo o bando, que receia não poder considerá-lo mais como líder.Nesse meio tempo o debilitado falcão branco pega uma carroça e foge, estando assombrado pelas alucinações de seus sonhos despedaçados.
Seus companheiros utilizam as demais carroças, e o seguem, acabando por encontrá-lo caído, e ferido no pescoço, após a queda da carroça

O sangue do desgastado rapaz acaba por escorrer sobre um artefato que carregava no pescoço, um behelit de coloração avermelhada, considerado como um behelit especial, que o ambicioso jovem carregava, presenteado por uma cigana. Neste instante ocorre um eclipse misterioso, onde uma estranha escuridão paira sobre todos.

A seguir se vêem em um lugar demoníaco, onde quatro criaturas, os mão divinas, anunciam que Griffith será o quinto rei, e que para que possa reinar, devera sacrificar seus companheiros, como parte da cerimônia, de seu “re-nascimento” como Femto, ou asas das trevas.

O débil rapaz acaba por aceitar, sacrificando a quase todos os seus amigos, que são contemplados com o estigma da maldição. Por fim restam apenas Gatts, extremamente ferido, desprovido de seu olho direito, o qual foi destroçado pela garra de um demônio, e sem parte de seu braço esquerdo, o qual ceifou com a espada, para auxiliar Caska, a qual estava sendo estuprada pelo novo Griffith, Femto.

O salvador de ambos se apresenta como cavaleiro caveira( skull knight em inglês), que consegue penetrar a atmosfera e salva-los.


Algum tempo após o acontecimento Gatts assume seu fardo de cavaleiro negro, e sai em busca de vingança contra a mão divina ,e seus membros.

Quanto a Caska, está se torna debilitada mentamente, traumatizada com o que ocorreu, passando a viver como um autista. Alem disso a jovem morena em vista de seu estupro por um demônio, acaba por dar a luz a um feto demoníaco, o qual desaparece em seguida.

Na derradeira parte da história, a qual o anime se quer cita, é a parte onde ocorre o renascimento do Griffith, que volta a receber sua forma humana(como Femto ele estava como demônio), após utilizar o feto perdido de Caska para retornar.

O rapaz forma um novo bando do falcão apenas com apóstolos, procurando realizar o seu sonho, que era de formar um reino.

Quanto a Gatts, este acaba por encontrar novos companheiros em sua jornada, considerados por alguns leitores como a creche do titio Gatts , por não serem esses novos companheiros nem de perto como os que estavam junto a ele em templos de gloria.Fora o fato de serem muito novos, sendo ainda dois destes membros, crianças.

Destes membros destacam se a pequena maga Shirkie, um bruxinha de vastos poderes, a qual auxilia Gatts a controlar a perigosa armadura maldita, berserker, a qual controla Gatts quando este se deixa levar por sua fúria.

Esta armadura foi ao espadachim negro presenteada por seu aliado ocasional, o cavaleiro caveira.Este pediu a mentora de Shirkie ao espadachim entregar, sabendo o esquelético guerreiro o quanto poderia aumentar o poder de Gatts,apesar à possibilidade de tal proteção “devora-lo até o fim” como anunciado pela pequena maga, em vista a disposição infinita do cavaleiro negro, contrastada com seu corpo extremamente ferido.






Dedico esse post hoje a esta série a qual acompanho a muito tempo.Procurei não citar muitos detalhes para não estragar a leitura, dos que se interessarem pela série.

Em meus comentários particulares posso dizer que me agrada tal história, por mostrar a era medieval, a qual gosto bastante, alem de enaltecer certos detalhes daquela época de uma forma tão acentuada, desprovida de censuras, e suavizações.

Os relatos também a respeito dos sentimentos dos personagens, suas buscas, seus medos, os preconceitos, conceitos, e atitudes de uma época da civilização humana onde a barbárie reinava

Não vou me estender muito, espero que tenham gostado da descrição, procurei resumir o máximo que consegui, e tal, imagino, pode ter prejudicado a compreensão de certos detalhes, e não ter causado um impressão tão intensa, por tal, vale conferir melhor sobre o tema na internet.


Abraço a todos, um abraço especial a meus amigos OCP e Brazzzil, espero que estejam ambos numa boa.

Ah sim! acessando o link> http://manga.animea.net/berserk-chapter-1.html poderam ser conferidos todos os mangás lançados(em ingles).


6 comentários:

  1. Ah, finalmente sei quem é o Gatts que vc recomendou para a sondagem no meu blog. ;)

    Excelente artigo, amigo.

    Gosto do novo look do seu canto. :D

    PS. Ainda ando um pouco afastado destas andanças, mas em breve estarei de volta. :)

    ResponderExcluir
  2. Ei eu tenho esse anime, hehehe.

    Eu não consegui gostar do desenho por causa do... ou da falta dele(é melhor não falar). me deu uma raiva tão grande que tento esquecer dele.
    Era uma história tão legal e ... deixa pra lá.

    Que legal voce diversificar os assuntos no seu blog, continua assim.

    PAZ/PEACE

    ResponderExcluir
  3. Meu colega eh viciado nesse mangá. Eu nao conheço direito mas ele tem todas as revistas :D

    ResponderExcluir
  4. Meu colega eh viciado nesse mangá. Eu nao conheço direito mas ele tem todas as revistas :D

    ResponderExcluir
  5. Berserk é um dos melhores animes que já vi. A primeira vez que tive contato com essa série foi na sua versão para Dreamcast (saudoso console que está extinto). Em seguida comprei um computador em 2008 e descobri que havia uma versão em anime, então baixei todos os episódios na net. Já passei os episódios a dois amigos e eles também gostaram muito.
    Enfim, Berserk é excepcional!!!

    ResponderExcluir